segunda-feira, 10 de julho de 2017

Sofia na cozinha | Gelatina vegan

Durante muito tempo, associei o "ser saudável" ao "ser light" e procurava sempre alimentos com poucas calorias. Entretanto, aprendi que as calorias dum alimento estão longe de ser o factor mais importante e comecei a aprender a ler rótulos. Coisas como a quantidade de açúcares começaram, então, a ser mais importantes para mim. Neste momento, aquilo que, para mim, define um alimento saudável é o quão processado aquele alimento foi. Claro que continuo a tentar evitar açúcar refinado e altos teores de gordura e continuo a não querer engordar. Mas, aquilo que privilegio actualmente na minha alimentação são os alimentos no seu estado mais natural possível. Quanto menos alterações forem feitas e quanto menos produtos químicos forem adicionados, melhor. 

Um alimento que eu (pessoa gulosa mas que se preocupa com a imagem) sempre apreciei, foi a gelatina. Fosse Inverno ou Verão, gelatina marchava sempre. E quando lançaram as gelatinas pobres em calorias, então é que foi uma festa. No entanto, sendo eu gulosa e preocupada com a imagem, também sou preocupada com a saúde e gosto de saber a origem do que como. Sempre soube que grande parte das gelatinas que havia por aí eram de origem animal, mas isso nunca me incomodou. Até ao dia em que começou a incomodar. Não sou vegana, como carne e peixe e imensos produtos de origem animal, mas saber que estava a comer algo que tinha vindo de ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas e porcos começou a meter-me... hm, qual é a palavra... nojo. Portanto, comecei a consumir gelatina de origem vegetal. Pequeno problema da gelatina de origem vegetal: costuma ter aspartame, que é um adoçante. Há quem diga que não está provado que o aspartame é nocivo para a saúde, há quem jure a pés juntos que é cancerígeno. Por via das dúvidas, eu preferi deixá-lo de lado, o que reduz drasticamente as opções de gelatina disponíveis. Há algumas marcas que usam Stevia e não aspartame, mas aqui em Inglaterra nunca consegui encontrar. 

Solução: pedir socorro à Bruna, que tem sempre solução para estas coisas. A solução dela não podia ter sido mais simples: Ágar-ágar, que é uma substância gelatinosa que é extraída de algumas espécies de algas. E assim, tão simplesmente, as minhas gelatinas foram salvas.

A minha primeira experiência com o Ágar-ágar não correu muito bem. Isto, porque decidi usar a quantidade que vi na net em vez da quantidade que vinha indicada na embalagem e o resultado foi que a gelatina não solidificou. Se isto vos acontecer, não deitem tudo fora (como eu quase fiz). Podem voltar a ferver, juntar mais flocos ou pó de ágar-ágar e tentar outra vez. Com este pequeno "remendo" já consegui a gelatina que queria.

Aviso-vos já que a consistência da gelatina não vai ser a mesma a que estão habituados. Mas, pessoalmente, não me faz diferença. Já o sabor, só vai depender de vocês e da vossa criatividade. 

Vou deixar-vos aqui a receita da minha mais recente gelatina, de sabor a ananás. Sim, é mais calórica que as gelatinas normais, mas as únicas calorias e o único açúcar que tem são do ananás (que é ananás de verdade, sem nada adicionado) e, na minha opinião, é a saúde que sai a ganhar.

Ingredientes: (para 1 litro de gelatina)

  • 400g de ananás partido aos pedaços
  • 1 L de água (podem adicionar um bocadinho mais porque, ao ferver, vão perder alguma água)
  • 4 colheres de sopa de flocos de ágar-ágar (ou pó, depende do que conseguirem comprar. Prestem bem atenção às quantidades recomendadas na embalagem e guiem-se por elas)
  • Stevia (opcional)


Confecção:

  • Começar por fazer 1 litro de sumo, adicionando água ao ananás e triturando tudo. Não tem nada que saber e podem usar a fruta que quiserem e juntar mais ou menos água, consoante a quantidade de gelatina que quiserem fazer. Não se esqueçam de provar, para terem a certeza que está ao vosso gosto e podem, nesta etapa, optar por juntar um bocadinho de Stevia. O ananás que usei aqui não era muito doce, pelo que adicionei meia colher de sopa de Stevia e ficou perfeito.
  • Colocar tudo numa panela e aquecer a mistura até ferver. 
  • Juntar os flocos de ágar-ágar, mexer bem e deixar ferver cerca de 2 minutos, mexendo sempre.
  • Transferir o preparado para um recipiente próprio (uma forma, uma tigela, o que quiserem) e deixar arrefecer.
  • Colocar o recipiente no frigorífico até a gelatina solidificar completamente.
 E pronto, uma vez sólida, a vossa gelatina está prontinha a ser consumida!




20 comentários:

  1. Bem interessante. Se calhar tento fazer.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia tal coisa como ágar-ágar. É que nem nunca tinha ouvido falar :O Mas sem dúvida que não deixa de ser uma ótima opção. Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela receita! Sem dúvida que fiquei curiosa e quero muito experimentá-la :)

    ResponderEliminar
  4. gostei desta ideia. Adoro gelatina e o pessoal lá de casa tb, mas só a de morango, a que compro e tem de ter açúcar. Por isso lá se vai a dieta.

    ResponderEliminar
  5. Hmm fiquei curiosa em experimentar esta receita!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  6. Uma boa ideia e uma receita excelente. Obrigada.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Engraçado, nunca tinha ouvido falar desse produto mas Parece-me bem :)

    ResponderEliminar
  8. Engraçado, nunca tinha ouvido falar desse produto mas Parece-me bem :)

    ResponderEliminar
  9. Assim que conseguir por as mãos no agar agar é a primeira coisa que vou fazer!

    Beijinhos
    Andreia

    http://acasadella.com

    ResponderEliminar
  10. Não sei se serei fã dessa gelatina. Sou muito esquisita xD. Já das normais não gosto muito, como porque faz bem.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As gelatinas não "fazem bem". Podem ser bons aliados nas dietas para perda de peso, mas se não gostas, não há necessidade nenhuma de as consumires (; eu como porque realmente gosto e ajuda-me a não ter tanta necessidade de doces

      Eliminar
  11. Ando com muita curiosidade em experimentar o agar-agar, já ouvi falar muito nesse produto, mas ainda não o experimentei.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. Gosto de gelatina, mas é algo que nunca me lembro de fazer.

    ResponderEliminar
  13. Desde que tornei-me vegetariana comecei a perceber a quantidade de porcaria que existe nas comidas processadas e sinceramente para mim é puro veneno. Por norma faço quase sempre tudo em casa e quando não acontece tenho muito cuidado com o que compro (mas é certo que há aqueles dias "maus")
    Gelatina por acaso é algo que nunca gostei, mas comprei agar-agar para experimentar fazer outras receitas.. vamos lá ver como fica :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito da receita! Vou experimentar! 😘😜 https://afarmaciajaponesa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Por acaso não sou grande fã de gelatina, mas adorava experimentar fazer vegan *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto mas admito que já não como há imenso tempo, mas geralmente também só comia das vegetais e não fazia ideia acerca do aspartame! Tenho mesmo que experimentar a tua sugestão :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  17. Há alguns anos que mudei a minha alimentação, reduzida em açúcar e gorduras. Não como gelatina e nem nunca tinha ouvido falar desta, mas parece-me tentadora

    ResponderEliminar
  18. Gostei imenso da receita, também tento publicar no meu blog receitas mais saudáveis

    ResponderEliminar